Amniocentese: Usos, Resultados E Riscos

Saturday , 6, April 2024 Comments Off on Amniocentese: Usos, Resultados E Riscos



Além disso, oferece alta precisão de até 99% em comparação com outros testes pré-natais invasivos (1). Se você estiver na categoria de alto risco, seu médico poderá sugerir este teste diagnóstico.

  • Sites como o Genetics Home Reference, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde, também podem ser úteis na pesquisa de várias condições genéticas.
  • Também pode ser usado para acompanhamento quando um teste anterior sugere um problema.
  • Durante a amniocentese, um bastão de ultrassom (transdutor) é usado para mostrar em um monitor a posição do bebê no útero.
  • Estatisticamente falando, a amniocentese é um procedimento extremamente seguro.
  • A amniocentese testa o líquido amniótico – o líquido que envolve e protege o feto dentro do útero.


A equipe de saúde limpará uma pequena área da barriga com um anti-séptico para se preparar para a amniocentese. Você pode receber um anestésico local (medicamento para aliviar a dor) para aliviar qualquer desconforto. O médico primeiro encontra a posição do feto e da placenta por meio de um ultrassom. Sob orientação do ultrassom, o médico insere uma agulha fina e oca na barriga e no útero, até o saco amniótico, longe do bebê. Em seguida, eles removerão uma pequena quantidade de líquido (menos de 30 gramas) através da agulha e enviarão para um laboratório para análise.

Amniocentese: O Que É E Como Funciona?



Também pode ser usado para acompanhamento quando um teste anterior sugere um problema. Durante a amniocentese, um bastão de ultrassom (transdutor) é usado para mostrar em um monitor a posição do bebê no útero. Uma amostra de líquido amniótico, que contém células fetais e substâncias químicas produzidas pelo bebê, é então coletada para teste. Um teste de amniocentese ajuda a avaliar a saúde fetal e detecta quaisquer problemas potenciais em uma gravidez de alto risco.



As células crescem durante vários dias no laboratório antes de serem testadas para condições genéticas ou defeitos do tubo neural. Você deverá ter resultados completos do teste em cerca de duas semanas.

Gravidez E Amniocentese



A alfafetoproteína, uma proteína produzida pelo feto e presente no fluido, pode ser medida para descartar um defeito aberto do tubo neural, como espinha bífida. Os testes também podem ser feitos para outras substâncias relacionadas a condições metabólicas ou genéticas. Dependendo dos resultados dos testes, pode ser aconselhável aconselhamento com um especialista em genética.

  • Todo o procedimento leva apenas alguns minutos e os resultados geralmente ficam disponíveis em dias ou semanas – dependendo das condições exatas para as quais você está testando.
  • O CVS, entretanto, testa uma pequena amostra de tecido da placenta e pode ser realizado através do abdômen ou da vagina por meio de um cateter.
  • As células crescem durante vários dias no laboratório antes de serem testadas para condições genéticas ou defeitos do tubo neural.
  • O objetivo do teste é dizer se há chance de seu bebê ter uma doença genética.
  • Essa amostra de fluido é enviada para teste e os resultados demoram cerca de duas semanas para retornar.
  • Quando finalmente chega o dia do parto, a maioria das mães fica feliz por finalmente conhecer seu filho e não estar mais grávida.


Os testes de diagnóstico, como a amniocentese, fornecem aos médicos informações mais precisas sobre se o seu bebê realmente tem certas condições. Na 10ª a 14ª semana de gravidez, é oferecido a todas as gestantes um teste de triagem combinado para diagnosticar a possibilidade de anomalias cromossômicas. Este é um teste não invasivo que envolve uma amostra de sangue e uma ultrassonografia. Os resultados combinados deste teste irão então prever a probabilidade de síndrome de Down, síndrome de Edwards e síndrome de Patau no bebê, bem como outras doenças e condições genéticas. A amniocentese é um teste pré-natal que pode diagnosticar doenças genéticas (como síndrome de Down e espinha bífida) e outros problemas de saúde no feto. Um provedor usa uma agulha para remover uma pequena quantidade de líquido amniótico de dentro do útero e, em seguida, um laboratório testa a amostra para condições específicas.

Amniocentese: O Que Esperar



Descubra os sinais, sintomas e condições que levam a este procedimento diagnóstico e aos tratamentos disponíveis. A amniocentese é um teste de diagnóstico pré-natal para verificar o líquido amniótico, líquido transparente e amarelado que envolve e protege o feto em desenvolvimento durante a gravidez. Este fluido contém células e substâncias que indicam o estado de saúde do bebê. Estatisticamente falando, a amniocentese é um procedimento extremamente seguro. O risco de aborto espontâneo é muito pequeno e, em muitos casos, a perda da gravidez após um amnio pode ser atribuída a outros fatores maternos e relacionados à gravidez, e não ao próprio amnio.

Procedure To Detect Birth Defects: Expert Explains Benefits And Risks Of Amniocentesis – Onlymyhealth

Procedure To Detect Birth Defects: Expert Explains Benefits And Risks Of Amniocentesis.

Posted: Thu, 29 Jun 2023 07:00:00 GMT [source]



Reuniões com o grupo de apoio social com deficiência diagnosticada e famílias que lidam com deficiência semelhante em um membro da família ajudam o paciente a tomar uma decisão adequada. Após o procedimento de amniocentese, a amostra de líquido amniótico é levada ao laboratório para análise. Os resultados geralmente levam de dez dias a três semanas, dependendo do laboratório.

Quão Preciso É Um Teste De Amniocentese?



O teste pré-natal não invasivo (NIPT) ajuda a descobrir as chances de seu bebê nascer com certos distúrbios que afetam seus cromossomos. O objetivo do teste é dizer se há chance de seu bebê ter uma doença genética. O NIPT também não é invasivo; você só precisará de um exame de sangue. O conselheiro anotará seu histórico familiar e fará perguntas sobre sua gravidez. O teste exige que seu médico use uma agulha e um ultrassom para coletar uma pequena amostra do líquido amniótico, o líquido que envolve o bebê no útero. Um teste de amniocentese é um procedimento em que um médico coleta uma pequena amostra de líquido amniótico do útero. Uma amniocentese é oferecida a mulheres entre a 15ª e a 20ª semanas de gravidez que apresentam maior risco de defeitos congênitos.

  • Os resultados combinados deste teste irão então prever a probabilidade de síndrome de Down, síndrome de Edwards e síndrome de Patau no bebê, bem como outras doenças e condições genéticas.
  • As possíveis causas podem ser danos ao saco amniótico ou às membranas amnióticas, perda de líquido amniótico, sangramento ou infecção.
  • Após a sessão de aconselhamento, o paciente é encaminhado para o procedimento.
  • Um laboratório testa a amostra, verificando os cromossomos do seu bebê.

linked here